PATU

ESTE BLOG VAI DESTACAR AS COISAS DA CIDADE DE PATU E DOS MUNICÍPIOS: ALMINO AFONSO, FRUTUOSO GOMES, JANDUÍS, LUCRÉCIA, MESSIAS TARGINO, OLHO D’ÁGUA DO BORGES,PORTALEGRE, RIACHO DA CRUZ. RAFAEL GODEIRO, UMARZAL E VICOSA – STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON, JULLYETTH, JÚNIOR E JÚLIA – MOSSORÓ-RN

SEGUIDORES DO LINK BLOG PORTAL PATUENSE

SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG

Quem sou eu

Minha foto
AMO TODAS AS BOAS COISAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRAL DO CIDADÃO

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

domingo, 3 de junho de 2018

FRANCISCO DE OLIVEIRA ROCHA


Francisco de Oliveira Rocha nasceu em Patu (RN) no dia 31 de outubro de 1923, filho de Joaquim de Oliveira Rocha e de Helena Fernandes Rocha.
Em 1945 bacharelou-se em ciências contábeis e atuariais pela Escola Técnica de Comércio União Caixeiral em Moçoró (RN).
Industrial, comerciante e contabilista, no pleito de novembro de 1974 elegeu-se deputado federal por seu estado na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instalado no país em abril de 1964. Assumindo o mandato em fevereiro de 1975, tornou-se membro da Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados. Concessionário de empresas de transportes em alguns estados e no Distrito Federal, em junho de 1976 apresentou um projeto na Câmara, que permitiria ao empregado sem condução própria receber do empregador os gastos de locomoção entre a residência e o local de trabalho. Nesse mesmo ano, bacharelou-se em direito em Brasília.
Em maio de 1978 pediu na tribuna o banimento do ex-presidente da República Jânio Quadros por não considerá-lo em seu direito quando criticou a aliança política entre Laudo Natel e Ademar de Barros Filho, acrescentando que o ex-presidente não deveria fazer qualquer declaração tendo em vista sua pequena atuação como chefe de governo.
Em novembro de 1978 candidatou-se ao Senado pelo Rio Grande do Norte, ainda na legenda do MDB, mas não conseguiu se eleger Deixou a Câmara dos Deputados ao final da legislatura, em janeiro de 1979.
Com a extinção do bipartidarismo em 29 de novembro de 1979 e a conseqüente reformulação partidária, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS) e nessa legenda concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo estado do Rio Grande do Norte no pleito de novembro de 1982, obtendo apenas uma suplência.
Afastado temporariamente do cenário político, em outubro de 1994 voltou a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, pela legenda do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Não sendo bem-sucedido, não voltou mais a candidatar-se a nenhum mandato eletivo.
Aposentado, fixou residência em Brasília.
Casou-se com Dione Ribeiro Dantas Rocha, com quem teve quatro filhos. Faleceu em Manaus-AM, em 31 de outubro de 2013 e foi sepultado em Patu
FONTES: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório;  INF. BIOG.; Jornal do Brasil (4/5/76 e 4/5/78); NÉRI, S. 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PATU

PATU

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 65 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

RELÓGIO